El patriotismo de aquellos valientes

Guerrilha

Leyendo una revista de historia portuguesa, Visão História, de la que suelo comprar ejemplares, me encontré esta imagen cuyo pie de foto reza: El patriotismo español triunfante sobre la rapacidad francesa.

Escribí a su director este texto en portugués, que creo se entiende bastante bien. Si no, a disposición quedo: Prezados Senhores da revista Visão História,

Sou leitor dessa conceituada revista e, quando estava a reler o numero 13, encontrei na página 5 uma imagem alegórica sobre a Guerrilha Espanhola na Guerra Peninsular. Eu acho que a legenda da gravura contém dois erros manifestos: são milícias das Astúrias e o chamado «pendão da Cruz» não é outra coisa do que o da bandeira das Astúrias, semelhante à que têm no presente. Lembrem-se de que a Junta Geral do Principado das Astúrias, dada a subjugação das instituições da nação espanhola sob o domínio francês, proclamou a sua soberania para melhor proteger a nação. Ela foi a primeira a fazê-lo, independentemente do famoso presidente da Câmara Municipal de Móstoles (Madrid). A tradição diz que o tal «pendão» é o que levava Dom Pelágio, o fundador do Reino das Astúrias, na batalha de Covadonga.

Acho que a pintura reflete perfeitamente, entre outras coisas, o que é a coragem desses patriotas que foram capazes de derrotar, sem qualquer dúvida, ao que era o melhor exército daquela altura. Como recolheu em alguma das suas conferencias o meu camarada, Reservista Voluntário e especialista em História Militar, Dr. Martínez-Radío, os comandantes militares espanhóis tiveram de conter, às vezes, a fúria daqueles compatriotas que, em muitas ocasiões fornecidos de simples foices e outros aperos de lavoura, iam lançados contra o invasor a peito nu, o que causava a perda desnecessária de vidas.

Atenciosamente,

Esta entrada fue publicada en ARTÍCULOS RV, MIS ARTÍCULOS, MIS REPORTAJES y etiquetada , , , , , , , , , , . Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Este sitio utiliza Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.